Viagem ou Viajem. Posso viajar para o exterior sem falar inglês?

Já se viu parado em outro país tentando perguntar para o guarda onde fica o McDonalds mais próximo e ele não fazendo a menor ideia do que você quis dizer? Eu já então acompanhe este post que é pode ser para você.

Viagem ou Viajem?

Por que o título é “Viajem ou Viagem” então? Simples essa é uma dúvida que muitos brasileiros tem, vocês precisam ver o quanto o Google quer que eu clique para descobrir a resposta, experimente digitar viagem orlando, no “O” a primeira sugestão é essa “Viagem ou Viajem”.

Temos confusões como essa em nosso próprio idioma, quem dirá em um idioma que a maioria dos brasileiros não falam, ou não dominam completamente o inglês ou o espanhol.

No caso da situação que descrevi no começo do post é um pouco pior porque se refere a uma ocasião em que estávamos em Paris querendo o bom e velho McDonalds, e os parisienses não são conhecidos pela sua bondade de tentar conversar em inglês com os turistas. Mas por sorte e um pouco de insistência o guarda conseguiu me indicar onde ficava o local.

Mas e sobre a pergunta se é possível viajar ao exterior sem falar inglês ou sem falar inglês fluentemente? Sim, é possível. É bem simples essa resposta. Você vai ter a melhor experiência possível? Talvez, muito provável que não.

Tudo aqui vai depender de quantas pessoas estão fazendo a viagem, seu nível de timidez, etc.

Nessa mesma viagem a Paris eu não falava nada de Francês, claro que não tive a melhor experiência possível mas mesmo assim foi incrível.

Sobre Passeios

O que gosto de fazer e nunca tive problemas em minhas viagens, foi me informar antes em blogs e sites sobre o que fazer em cada cidade então com o mapa da cidade em mãos fica muito mais fácil de chegar aos locais e de entrar nas atrações.

Alguns exemplos são :

Diario de Viagem : Planejamento
http://www.lonelyplanet.com/
http://www.melhoresdestinos.com.br/

Sobre Comida

Muitas coisas você nem fala com a pessoa, simplesmente aponta na direção do quer, paga e recebe.
Em almoço e jantar que são comidas mais elaboradas você pode contar com seu celular para ajudar na tradução e usar a mesma técnica de apontar.

Sobre Transporte

Esta parte que talvez seja a mais difícil, você pode se perder e se não souber pelo menos arranhar um pouco na língua vai ser mais difícil de se encontrar, aqui o celular pode te salvar novamente com programas como o Google Maps.

Sobre Hospedagem

Não tem nem muito o que dizer, seu número do Booking ou qualquer outro site de reserva, apresentar os “Passaports” e entrar no quarto que está com o número na chave.

O medo e a vergonha você PRECISA deixar para trás

Se você está com medo de viajar ao exterior por não falar inglês, não se preocupe, conheci várias pessoas que foram para diversos países e se divertiram muito. É claro que recomendo pelo menos você aprender algumas palavras para facilitar qualquer problema que possa passar ou mesmo dúvida a tirar em sua viagem.

E se você souber arranhar um pouco de inglês, espanhol, francês, alemão, etc… não tenha medo de tentar falar com os locais do país em que está visitando, vejo muita gente com medo e vergonha. Lembrem do exemplo que dei do Viagem ou Viajem, até em nosso idioma local falamos errado algumas vezes, não tem motivo de você querer falar com os locais apenas quando souber 100% da língua.

Ninguém sabe 100% de um idioma, aproveite para praticar e evoluir ainda mais.

E você tem algum exemplo de viagem que fez com situações engraçadas ou que não sabia falar o idioma local?

2 Comments

Deixar um comentário

Seu e-email não será publicado.

Share This
Free WordPress Themes, Free Android Games